quarta-feira, 8 de julho de 2015

"Caça" ou "Cassa"?

As suas palavras existem,
mas seus significados variam.


Na língua portuguesa, existem muitas palavras com pronúncias iguais, mas ortograficamente diferentes. Algumas, mesmo sendo iguais na pronúncia e na ortografia, tem significados diferentes segundo o contexto em que precisam ser inseridas. Para muitas pessoas, isto causa muita confusão principalmente na escrita. As palavras "caça" e "cassa" e os respectivos verbos a elas relacionados, "caçar" e "cassar", estão entre as que geram essas confusões de vez em quando. É preciso termos o cuidado de escrevê-las corretamente e, ao mesmo tempo, empregá-las corretamente quanto às ideias ou informações que desejamos expressar no texto. Para isto é necessário conhecer seus significados.
  • Caça:
  1. Um avião como o da ilustração. É usado para procurar alvos inimigos durante uma guerra. Vem daí o nome, pois "caçar" tem o mesmo significado de "procurar".
  2. Uma atividade como a da foto 2. É a atividade que consiste em perseguir e matar animais para fins alimentares (a qual é praticada entre os próprios animais de espécies diferentes) ou pelo mais criminoso dos "esportes", praticado por algumas pessoas.
  3. O mesmo que "procura".

  • Cassa:
  1. Um tipo de tecido fino e transparente, feito de linho ou de algodão (foto 3).
  2. Flexão do verbo "cassar" na terceira pessoa do singular do imperativo afirmativo. "Cassar" significa interromper um mandato ou os direitos de alguém. Exemplo: "O Tribunal Superior Eleitoral cassou o mandato do deputado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário