quinta-feira, 11 de junho de 2015

Os Significados de "Convencional"

"Plantio convencional" e "agricultura convencional"
são expressões usadas
para denominar técnicas tradicionais de agricultura.



"Telefonia convencional",
"ônibus convencionais",
"trabalho convencional"...
Afinal, 

qual é o significado correto
de "convencional"?





Quando a telefonia celular começou a se tornar mais popular no Brasil, surgiu a expressão "telefonia convencional", que mais tarde passou a ser substituída por "telefonia fixa". O crescimento do chamado "trabalho informal" levou ao surgimento da expressão "trabalho convencional" (emprego com carteira de trabalho assinada, obtido por contrato, por aprovação em concurso público, etc.). Isto tem causado dúvidas, especialmente entre os estudantes, quanto ao significado da palavra "convencional". Com frequência, eles perguntam se há formas corretas ou pelo menos mais adequadas para o uso dessa palavra em redações.
Em português, tal como em outros idiomas, há muitas palavras que possuem vários significados. Portanto, ao utiliza-las, seja enquanto escrevemos ou enquanto falamos, torna-se necessário observar qual o significado que está de acordo com o contexto ou se tal palavra pode ser substituída por outra com significado semelhante e que seja mais conveniente. Para evitar alguns problemas de interpretação por parte de leitores ou ouvintes, é melhor conhecer os vários significados que essas palavras ou expressões podem ter. 
"Convencional" é uma destas palavras. Pode ser:
    1. O que foi decidido numa convenção. Neste caso, "convenção" pode ser uma reunião de profissionais de uma área, de membros de um partido político, de moradores de um condomínio, etc.
    2. O que é tradicional, costumeiro, habitual. Por exemplo, uma festa anual, um feriado, uma atividade rotineira, o que acontece com certa frequência há muito tempo, etc.
    3. Objetos ou sistemas que são usados há muito tempo, sem grandes mudanças.
Entre as palavras que podem substituir "convencional", constam "extrínseco", "factício", "acertado", "planejado", "ajustado, "combinado", "pactuado", "padronizado", "estandardizado", "normal", "normalizado", "normatizado", "formalizado", etc. Volto a lembrar que a adequação do uso de qualquer dessas palavras dependerá do tema, do conteúdo do texto, da informação e da ideia que o autor da redação pretenderá expor aos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário