terça-feira, 16 de junho de 2015

"Meritocracia" e "Mérito"

Minha primeira medalha de Honra ao Mérito.
Quando a recebi, eu tinha 11 anos de idade.

Aprendi o significado 
de "meritocracia"
por experiência própria,
ainda quando eu era criança,
quando nem sabia
que essa palavra existia. 



Quem me ensinou tal significado foi a própria vida. Foi pela minha participação num concurso estadual de redação entre estudantes. O tema era livre, e o título que escolhi para minha redação foi "A Importância dos Livros". Eu tinha onze anos de Idade, e desde bem antes disto já tinha enorme prazer por ler e escrever. Eu não era membro de uma família rica, era apenas um aluno que gostava de ler e estudar. Eu nem sabia que estava participando de um concurso. Fiz minha redação apenas como parte de uma prova na escola, mas meu professor de português - José Luiz de Andrade Gonzaga - gostou tanto dela que a inscreveu sem que eu soubesse, querendo me fazer uma surpresa caso ela fosse uma das classificadas pela comissão julgadora do concurso. E veio a gratíssima surpresa: a medalha de Honra ao Mérito, a qual ainda guardo.
Da mesma forma como consegui esta vitória aos 11 anos de idade, também consegui estudar e obter os empregos que tive sem me beneficiar com cotas, que na época nem existiam, e eram bem concorridos. Foi simplesmente por merecimento. É possível? Sim, porque se não fosse possível eu não teria conseguido. São poucos os que conseguem desta forma? Talvez, mas mesmo sendo poucos, conseguem porque tentam e se esforçam para isto. "Meritocracia" é isto: suas conquistas pela sua capacidade, independentemente de você ser rico ou pobre.
Hoje, fico admirado - de forma negativa, infelizmente - quando vejo pessoas fazendo postagens e comentários nas redes sociais online, em blogs, etc., sobre "meritocracia" pensando que sabem o que isto significa, mas demonstrando que não sabem. O pior é que isto ocorre também entre políticos governistas e oposicionistas. No entanto, é tão fácil perceber, até mesmo pela semelhança entre as duas palavras, que a meritocracia está relacionada a méritos. Torna-se, assim, muito fácil estabelecer um conceito: a meritocracia é um sistema pelo qual o mérito é considerado a razão principal para se conseguir uma conquista, seja esta nos âmbitos educacional, profissional ou em qualquer outra situação. "Mérito" significa "merecimento". 
A meritocracia é associada também ao "estado burocrático", sendo a forma pela qual funcionários públicos são selecionados de acordo com suas capacidades (por meio de concursos públicos, por exemplo). A associação mais comum é aquela em que o aluno seria admitido numa escola ou o candidato seria aprovado num vestibular ou num concurso público sem necessidade de ser beneficiado por "cotas", devendo serem consideradas tão somente suas capacidades, suas aptidões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário