segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

A Crase

O "à" significa
uma junção da preposição "a"
com o artigo definido feminino "a".


Por isto, o "à" ("a" craseado) só deve ser usado quando for sucedido por um substantivo masculino. Por exemplo:
- O menino foi à escola. 
- Assisti à palestra.
- Compareceu à reunião.
- Eu me referi à sua pessoa. 

Como a crase é um sinal que significa presença de uma preposição e um artigo definido feminino, ela não pode ser usada antes de nomes de lugares (cidades, estados, etc.), de pessoas ou de qualquer outra coisa que não seja um substantivo feminino. Veja abaixo alguns exemplos errados.
- Refiro-me à isto.
- Eu disse à Rafael.
- Eu me referi à Eliana.
- Fui à Vitória (capital do Espírito Santo).

Há casos em que nomes de países e locais são precedidos pelo artigo definido feminino. Nestes casos, quando ocorrer o encontro da preposição com o artigo, a crase se torna necessária. Exemplos:
- Irei à França no próximo ano.
- Já estou com tudo pronto para minha vinhagem à Espanha.
- Meu irmão irá à Disneylândia no próximo mês.

As formas corretas, nestes casos, são "a isto", "a Rafael", "a Eliana" e "a Vitória" porque o "a" é apenas uma preposição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário